Gestão logística nota 10 deve ter governança, segurança e confiabilidade

Uma boa gestão logística é a chave para otimizar processos e aumentar a eficiência operacional de qualquer negócio que opera com comercialização de produtos. Ao administrar o transporte, a armazenagem, a distribuição e a entrega com inteligência, a organização usa recursos estrategicamente, reduz custos e melhora resultados.

Para isso, é fundamental ter atenção a três pilares: governança, segurança e confiabilidade. 

Governança: o jeito que a organização cuida dos processos 

Em tempos de crescente competitividade e exigências ambientais cada vez mais presentes, a governança corporativa tornou-se um conceito fundamental para as empresas, independentemente do seu tamanho ou do seu core business.

De acordo com as definições do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o termo engloba o sistema de práticas, políticas e valores usado por uma empresa para dirigir e monitorar processos gerenciais, operacionais e relacionais de um negócio.

Em outras palavras, estamos nos referindo à forma como uma organização deve se posicionar diante de seus públicos de interesse, tanto internos quanto externos, para garantir o sucesso do empreendimento.

No caso de empresas que têm a logística como elemento decisivo, isso significa alinhar processos de excelência em todos os níveis da operação, desde o recebimento dos insumos até a entrega do produto final. 

Ao adotar um modelo de governança corporativa transparente e responsável que inclua as operações logísticas, um negócio ganha fôlego para se manter competitivo e reputação junto a colaboradores, clientes, fornecedores e demais públicos de interesse.

Segurança: eliminando riscos e melhorando o desempenho

Uma das grandes consequências da adoção de boas práticas de governança nos processos logísticos é a redução de falhas nas diversas operações. A segurança estimula a redução de riscos, o aumento da produtividade e a melhoria do desempenho.

Por outro lado, ao adotar ferramentas tecnológicas adequadas para fortalecer a segurança da gestão logística, o gestor pode acompanhar em tempo real todas as etapas da operação, monitorando e, se for o caso, corrigindo problemas ao longo do processo. 

Vale lembrar que uma visão mais ampla de toda a cadeia de suprimentos permite desenvolver estratégias de planejamento e controle de todo o caminho a ser cumprido, do armazenamento até a entrega ao cliente.

Confiabilidade: sistema logístico controlado e confiável

Além da governança e da segurança, uma gestão logística eficiente tem a confiabilidade entre seus pilares. Ao intensificar o planejamento e o monitoramento dos processos, a empresa tende a reduzir falhas e aumentar a confiança no sistema logístico.

Vale lembrar que uma visão mais ampla de toda a cadeia de suprimentos permite desenvolver estratégias de organização e controle de todo o caminho a ser cumprido, do armazenamento até a entrega ao cliente, passando pela distribuição e transporte.

Assim fica mais fácil identificar e corrigir um erro que afeta a eficiência dos equipamentos, dê prejuízos de tempo e dinheiro, crie ruídos na reputação da empresa, coloque funcionários em risco ou traga danos ao meio ambiente.

ESG e logística reversa

Uma gestão logística com alto nível de confiabilidade também dialoga intimamente com as exigências da Agenda ESG e da logística reversa

De um lado, o ESG – do inglês Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança) – relaciona a atuação empresarial com a redução de impactos negativos no meio ambiente, a responsabilidade social e a implementação de processos administrativos éticos e transparentes. Falamos mais disso aqui.

De outro, o robusto crescimento do e-commerce nos últimos anos e as exigências cada vez maiores de sustentabilidade nas operações impulsionaram significativamente o setor de logística reversa, que ainda acumula desafios. Tratamos do tema neste artigo aqui.

Essas questões serão cada vez mais estratégicas nas organizações que dependem da logística para o sucesso dos negócios. 

A TX Negócios

Na TX, ajudamos as organizações a escolher a área certa de armazenagem, a elaborar o projeto ideal de armazém, a administrar a operação do imóvel, a expandir e otimizar as operações. Também alugamos os principais facilities, de empilhadeiras e geradores elétricos a carros blindados. Além disso, atuamos na atração de clientes e intermediação de negócios; no acompanhamento para expansão das operações e na consultoria de otimização e ampliação dos  espaços. 

Fale conosco para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *